Espaços gourmet e o prazer do slow food

Nenhuma tendência acontece por acaso – seja na decoração, na moda ou até na gastronomia. Esses movimentos são um reflexo do estilo de vida das pessoas e de como ele vai mudando com o tempo. Um bom exemplo são os espaços gourmet, hoje presentes em grande parte das casas ou apartamentos. Se há algumas décadas a cozinha era encarada como um local de serviço que não merecia muitos investimentos no décor, atualmente o ‘patinho feio’ se transformou em área nobre, com direito a integração com a sala, acabamentos cada vez mais elegantes e mobiliário de design assinado.

Mas o que justifica essa grande mudança? Para começar, as pessoas estão redescobrindo o que é realmente essencial em suas vidas. Podem ser coisas simples, mas que trazem bastante alegria, como o prazer de cozinhar, de se alimentar de forma saudável e de receber os amigos em casa. Foi essa busca por mais qualidade de vida que deu origem ao movimento Slow Food.

01-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg02-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg

Aproveite para cadastrar seu e-mail e saber de todas as novidades primeiro.

Não se preocupe, você está totalmente seguro.

03-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg04-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg

Pouca gente sabe, mas esse movimento na verdade surgiu na Itália no final dos anos 80 como uma forma de protesto contra as comidas industrializadas e feitas às pressas, o famoso ‘fast-food’. Ao defender refeições mais saudáveis e tranquilas, sejam elas preparadas em casa ou em restaurantes adeptos do estilo, o Slow Food combina conceitos de sustentabilidade e comportamento consciente – afinal, é preciso deixar a ansiedade e os compromissos de lado pelo menos durante a refeição. Outro ponto importante é aproveitar a gastronomia para cultivar relações, cozinhando na companhia de pessoas queridas e promovendo encontros.

Esse cuidado maior com o preparo e consumo dos alimentos e, principalmente, o hábito de receber as pessoas em casa foram aos poucos promovendo mudanças na decoração e na própria configuração dos espaços. Já que a cozinha ganhou novos valores e virou ponto de encontro, nada mais justo que sua decoração acompanhar essa ascensão, certo?

Se a proposta é reunir o maior número de amigos ao redor da mesa, o ponto de partida para a criação desses ambientes é definir o mobiliário – uma mesa elegante com cadeiras confortáveis é um item essencial em uma boa área gourmet, por exemplo. Peças de apoio, como aparadores, buffets e até mesmo mesinhas laterais versáteis também são indispensáveis.

05-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg06-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg

Se você está querendo criar uma área gourmet em casa e precisa de inspiração, não deixe de conferir a mostra Casa Cor São Paulo, que abre as portas ao público no dia 23/05. Como de costume, o evento irá apresentar diversos espaços gastronômicos incríveis assinados pelos mais renomados arquitetos e decoradores. Ou seja, a mostra é um prato cheio de referências para quem pretende montar uma cozinha mais chique e bacana!

08-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg09-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg10-decoracao-GP-Life-Decor-blog-Slow-Food-Espacos-Gourmet.jpg

Está gostando do nosso conteúdo, então aproveite para cadastrar seu e-mail e receber primeiro todas as novidades.

Não se preocupe, nós também odiamos spam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s