Detalhes fazem a diferença | Entrevista com Histórias de Casa

Um bom projeto de arquitetura e decoração possui diversas camadas: primeiro vem a estrutura em si, depois os acabamentos de cada espaço, seguidos dos móveis e, por fim, dos objetos e peças que vão contar histórias e trazer a personalidade dos moradores à tona. Cada uma dessas etapas é importante na criação de uma ‘casa dos sonhos’, mas nós acreditamos que a fase de escolher os pequenos detalhes para completar os ambientes seja uma das mais bacanas. Afinal, são eles que irão proporcionar aquela sensação de aconchego e de pertencimento – quando o morador se enxerga e se reconhece em cada um de seus objetos.

Como o assunto é decoração com alma e personalidade, decidimos entrevistar duas pessoas que entendem bastante do tema – as designers Bruna Lourenço e Paula Passini, criadoras do blog Histórias de Casa. Toda semana a dupla publica a história de uma casa ou apê, mostrando como cada morador se relaciona de forma afetiva com os espaços que ocupa. As casas podem ser clássicas, modernas ou retrô, mas uma coisa todas têm em comum: os detalhes interessantes. Veja abaixo dicas espertas para quem também quer criar uma decoração linda e pessoal.

decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-01decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-02decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-03.jpg

GP Life Decor: Quais são os detalhes que mais chamam a atenção de vocês quando estão fotografando uma casa para o blog?

Paula Passini: Geralmente o que mais nos chama a atenção quando visitamos uma casa é a sintonia que a decoração tem com a personalidade do dono. É muito interessante ver como os móveis e detalhes usados no décor conseguem nos dizer muito sobre quem vive naquele espaço.

GP: Qual o segredo para inserir personalidade na decoração usando peças novas?

PP: Achamos que o grande segredo é que as peças novas complementem e conversem com os itens que já existem na casa. O arremate final fica por conta dos objetos e acessórios. É bacana tentar usar itens que tenham algum significado especial ou história, assim a decoração fica bem pessoal.

GP: Quais são os móveis mais versáteis que uma casa pode ter?

Bruna Lourenço: Os móveis mais práticos de uma casa sempre serão os menores, pois eles podem ser transportados facilmente de um cômodo para o outro e assumir diferentes funções conforme a necessidade. Uma mesinha lateral, por exemplo, não precisa ficar presa à sala de estar – ela pode muito bem ser usada na varanda de vez em quando ou até como criado-mudo. Os banquinhos e garden seats também entram nessa leva, pois são compactos e acomodam bem as visitas, por isso vale a pena ter vários.

decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-04

decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-05.jpg

GP: Como decorar um aparador ou estante de um jeito incrível, que conte a história dos moradores?

BL: Não existe uma fórmula perfeita para decorar a estante, o aparador ou a mesa de centro – afinal cada morador tem seu estilo e suas preferências, mas uma coisa que aprendemos com o tempo é que os arranjos que mais nos encantam são sempre os que trazem variedade. Ao invés de deixar todas as prateleiras com livros de ponta a ponta, por que não os intercalar com objetos decorativos, quadros pequenos e lembranças de viagens? Procure apostar em diferentes camadas de objetos, usar alturas e volumes variados, acrescentar plantas, brincar com tons diferentes… é essa mistura mais informal que dá vida a qualquer composição.

GP: Como usar móveis de medidas enxutas na decoração de um jeito bacana?

BL: Uma boa dica é agrupar mais de uma peça, criando conjuntinhos e composições. Se uma mesa lateral pequena fica sem graça sozinha, por exemplo, com outras duas ela pode virar um arranjo criativo e lindo. O mesmo vale para pufes e garden seats.

GP: O que uma peça de design precisa ter para atrair vocês?

PP: Nós gostamos de móveis mais contemporâneos, com linhas retas e algum detalhe charmoso, como couro, cobre, palhinha, etc.

GP: Qual a tendência de decoração mais bacana dos últimos tempos?

BL: Ah, adoramos boa parte das tendências recentes. Nossas preferidas são: muitas plantas dentro de casa, móveis de madeira clarinha, objetos e detalhes em cobre e decoração com estilo escandinavo, mais neutra e limpa.

decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-06

decoracao-gp-life-decor-entrevista-historias-de-casa-07

Fotos do blog Histórias de Casa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s