Celebre a ousadia | Ideias de décor surpreendentes

Celebre a ousadia | Ideias de décor surpreendentes

Ter uma casa estampada com a sua própria personalidade nunca foi tão importante quanto nos últimos anos. E isso é ótimo. Além de ficar mais solta, sem aquela história de ‘pode isso’ e ‘não pode aquilo’, a decoração agora realmente reflete o estilo de vida de seus moradores e sua bagagem cultural. É por isso que as soluções ousadas têm ganhado cada vez mais espaço. Para comemorar essa nova maneira de interpretar o morar brasileiro, a mostra Casa Cor de 2016 é regida pelo conceito:  ‘Celebre a ousadia, comemore a imaginação, festeje a inspiração’.

A equipe da GP Life Decor, que considera a Casa Cor uma grande fonte de referências, entrou no embalo do tema e fez uma seleção de ideias de décor autênticas e cheias de estilo que merecem ser aplicadas aí na sua casa. Quer se inspirar? Então confira as dicas abaixo!

Paredes exuberantesbanner-capa-decoracao-ideias-ousadas-1

Decorar os ambientes com quadros interessantes é o tipo de recurso que funciona bem para qualquer estilo decorativo, dos mais básicos aos mais elaborados. No entanto, como hoje o foco da matéria é a ousadia, vamos deixar as escolhas óbvias de lado e falar de soluções que fogem do lugar-comum. Além das obras em si, a própria parede pode se transformar em um ponto de destaque no projeto. Como? Com cores e texturas. Antes de pendurar as molduras, pense no fundo: listras horizontais, pinturas geométricas e painéis de madeira são alternativas elegantes que deixam as obras ainda mais evidentes. Na hora de selecionar os quadros, não seja discreto – prefira telas grandiosas, fotografias assinadas ou obras sequenciais dentro do mesmo tema.

01-decoracao-ideias-ousadas-paredes-quadros-fundo-gp-life-decor02-decoracao-ideias-ousadas-paredes-quadros-fundo-gp-life-decor03-decoracao-ideias-ousadas-paredes-quadros-fundo-gp-life-decor

Pequenas ousadias

Ter uma decoração autêntica nem sempre significa apostar em composições grandiosas. Arranjos na mesa de jantar, aparadores, mesinhas laterais e criados-mudos também podem ter sua dose de ousadia. Ao invés de recorrer às tradicionais flores, por que não variar um pouco? Penas coloridas são boas substitutas e, de quebra, continuam bonitas por muito mais tempo. Além disso, trazem um bem-vindo clima étnico ao décor. Outra opção são os colares que podem ser utilizados em vasos, abajures e mesmo em cima de livros decorativos na mesa de centro. Quem diria que elas iriam ficar tão elegantes?

foto_08_VERTICAL

foto_04

Efeito metalizado

As últimas edições do Salão do Móvel de Milão deixaram bem claro que os móveis e acessórios metalizados são uma tendência que veio para ficar. Além de evocarem luxo e sofisticação, dois valores que acompanham a cor dourada desde sempre, as peças que apostam no brilho do metal viraram sinônimo de ousadia – tanto em propostas clássicas quanto projetos contemporâneos e até minimalistas. Ou seja, o cobre e o dourado são mais democráticos do que você pensava. Use-os sem medo, mas com moderação: em mesinhas laterais, no arremate de cadeiras e poltronas, nas molduras de espelhos e, principalmente, em acessórios pequeninos, como castiçais, bowls de latão, luminárias, enfeites e afins.06-decoracao-ideias-ousadas-moveis-metalizados-dourado-cobre-gp-life-decor07-decoracao-ideias-ousadas-moveis-metalizados-dourado-cobre-gp-life-decor

Sofá protagonista

O sofá é uma das principais – e maiores – peças da sala de estar, e justamente por isso as pessoas tendem a eleger modelos de tecido neutro com medo de não conseguir combinar o móvel com o restante da decoração, porém nós acreditamos que ele também merece seu lugar ao sol. Quem pretende montar um living ousado e atraente pode esquecer o cinza e o bege. No lugar das cores convencionais, que tal se aventurar com um sofá estofado em tecido azul escuro, verde ou preto? O veludo lavado, que já teve seus altos e baixos na moda, está voltando com tudo, então é uma alternativa ainda mais arrojada. Quem se arrisca?

08-decoracao-ideias-ousadas-sofas-coloridos-escuros-gp-life-decor

09-decoracao-ideias-ousadas-sofas-coloridos-escuros-gp-life-decor

Novas aplicações

Para concluir nossas dicas criativas, não podíamos deixar de fora a tendência de ressignificar móveis e objetos, dando a eles novas funções. Esse movimento tem a ver com o desejo de criar espaços mais autorais e também com a liberdade de uso das peças. Quer exemplos bacanas? A boa e velha cadeira de madeira se transforma em apoio para livros; a mesa de jantar redonda vai parar no hall de entrada; a escrivaninha vira uma penteadeira; o carrinho de chá é usado como criado-mudo; o baú serve como mesa de centro e por aí vai. Simples, não?

10-decoracao-ideias-ousadas-moveis-adaptados-gp-life-decor12-decoracao-ideias-ousadas-moveis-adaptados-gp-life-decor05-decoracao-casa-cor-gp-life-decor-tendencias-mostra-2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s