Planejamento financeiro e compras inteligentes

Não adianta fugir: em tempos de tanta incerteza econômica, fazer escolhas inteligentes em relação ao dinheiro se torna cada vez mais importante. E como o início do ano é a época perfeita para adquirir novos hábitos, que tal montar um planejamento financeiro para ter maior controle dos gastos? O nome pode assustar um pouco, porém o planejamento nada mais é do que o mapeamento das despesas cotidianas somado a metas realistas e compras bem pensadas. Se você até se interessa pelo assunto, mas não sabe por onde começar, confira abaixo 3 dicas bacanas de como se planejar e comprar melhor.

decoracao-planejamento-financeiro-casa

Dica 1 | Acompanhe suas receitas e despesas

Esse primeiro passo pode parecer óbvio para alguns, porém muita gente esquece de mapear seus gastos mensais e acaba tendo surpresas desagradáveis quando as contas chegam. Existem várias maneiras de fazer esse controle, de um simples caderninho com anotações diárias a um aplicativo de celular ou uma planilha mais elaborada – o importante é não deixar nada de fora: o cafezinho após o almoço ou o maço de cigarros, por exemplo, normalmente pagos à vista, podem ter um custo alto no final do mês. Enxergar para onde o dinheiro está indo permite que despesas desnecessárias sejam cortadas ou substituídas por itens/serviços mais úteis.

Dica 2 | Compare preços e aproveite oportunidades

Outra coisa que normalmente acontece no começo do ano são as liquidações, então é essencial ficar de olho em quem está com valores abaixo da tabela para não deixar bons negócios escaparem. Antes de comprar procure comparar os preços em diferentes lojas e ver se a porcentagem de desconto realmente vale à pena – de modo geral, sempre vai valer. Afinal, se você já vai precisar comprar um sofá, um armário ou uma poltrona para renovar o décor da casa, é bom não adiar muito e aproveitar logo a chance de garanti-los com o melhor preço possível. Seu bolso vai agradecer essa estratégia!

Dica 3 | Qualidade em primeiro lugar

Conseguir um bom valor é importante, mas também não pode ser o único critério escolhido. É preciso levar em conta, acima de tudo, a qualidade e a durabilidade do produto. Muitas vezes procuramos economizar em uma peça e deixamos de adquirir algo mais resistente e melhor – não é à toa que existe aquele famoso ditado popular ‘o barato sai caro’. Quando o assunto é decoração, os materiais de cada móvel ou objeto são determinantes: é preferível investir um pouco mais em uma cadeira fabricada com madeira nobre ou um vaso de murano autêntico, que vão durar para sempre, do que fazer uma economia da qual você pode se arrepender. E esse critério não se limita apenas aos produtos, viu? Os prestadores de serviço também devem ser selecionados com cuidado e baseados em indicações confiáveis.

Por isso, não deixe de aproveitar a nossa liquidação desse mês. As oportunidades estão imperdíveis, são mais de 1.000 itens com preços reduzidos. Não dá para perder, né ?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s