Organização com Marie Kondo

Manter a casa organizada é um hábito cada vez mais importante no dia a dia das pessoas, porém muitas vezes a rotina corrida acaba atrapalhando esses planos. O maior segredo para driblar os obstáculos e preservar a ordem em todos os ambientes é a disciplina. Pelo menos é isso o que a especialista em arrumação Marie Kondo prega. Nascida no Japão, um país famoso por sua alta densidade populacional e pelos imóveis de medidas bem reduzidas, Marie começou a se interessar pelo assunto desde cedo – mais precisamente aos cinco anos de idade. Defensora do desapego e autora de quatro livros relacionados ao tema, a japonesa ganhou notoriedade mundial com sua publicação mais recente A Mágica da Arrumação, que bateu a marca dos 3,6 milhões de exemplares vendidos.

decoracao-organizacao-marie-kondo-banner

decoracao-organizacao-marie-kondo-01

Além dos livros, Marie atua como consultora particular, com uma agenda concorrida e uma lista de espera de aproximadamente três meses. Sua vocação nata de manter cada coisa em seu lugar se transformou em um método único de limpeza e arrumação, batizado por seus fãs de KonMari. Para ela, essa técnica tem um poder libertador e saudável não só para a casa, mas para a alma: “Organizar a casa é uma decisão capaz de revolucionar nosso estilo de vida e mudar nosso modo de pensar. Ao arrumar seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma.”, revelou Marie em entrevista à revista Veja em maio desse ano.

Agora a pergunta que não quer calar é: como colocar tudo isso em prática? A seguir separamos três dicas de ouro de Marie Kondo para que sua casa se transforme em um templo de serenidade e inspiração. Olha só:

decoracao-organizacao-marie-kondo-02

#1 Desapego total | Para Marie, objetos que não estão em uso ou que não tenham um valor sentimental atrelado devem sair de cena. Peças que você não gosta ou deixa no fundo do armário, por exemplo, terão mais utilidade se forem doadas para alguém que precisa. E nessas horas não dá para ter dó – segundo ela, certas casas possuem até 60% de coisas inúteis.

decoracao-organizacao-marie-kondo-03

decoracao-organizacao-marie-kondo-04

#2 Categorizar para facilitar | Ao invés de espalhar itens similares por diversos cômodos, a recomendação da especialista é reunir tudo o que for parecido em um único móvel, liberando espaço e facilitando a procura nos momentos de pressa. Livros e papéis devem ocupar uma estante só para eles, de preferência sem outros objetos. E o mesmo vale para utensílios de cozinha, roupas, remédios…

#3 Tudo à vista | Muitas vezes acumulamos tantas coisas em um lugar só que acabamos não enxergando o que temos, ou seja, peças e mais peças se tornam inutilizadas ou esquecidas dentro de gavetas e atrás de outras pilhas. Quando for organizar, utilize critérios racionais, como os de uma biblioteca, assim fica fácil voltar à ordem correta e tudo ganha visibilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s