O poder marcante dos tecidos

Os tecidos podem mudar a cara de um ambiente, seja nos móveis ou revestindo paredes, quadros e luminárias.

Azulgallery-1438183102-india

Dos básicos naturais como algodão, linho, seda e lã aos sintéticos, atualmente super utilizados como o acrílico, poliéster, poliamida e polipropileno, todos eles têm seu charme, ainda mais quando são temáticos.

No mês que homenageamos a ligação entre a moda e a decoração, não podíamos deixar de trazer inspirações de tecidos e algumas curiosidades por trás deles.

Abstrato – Não possuem formas definidas: arabescos, pinceladas, rabiscos entre outros.

Abstrato

Botânico – Folhas, frutos e plantas exóticas

Botanico

Cashemere – Feche a mão e repare no desenho formado pelo dedo mínimo dobrado sobre a palma. Você está vendo uma das possíveis versões para a origem desta estampa. Segundo ela, os habitantes de Cashmere, na Índia, valiam-se da mão fechada para carimbar as caixas de especiarias, como uma assinatura.

Cashemere

Marítimo – Barcos, peixes, conchas e corais. Estas são as figuras que geralmente os tecidos marítimos apresentam. Agora imagine uma corda com esse mote ?

Martimo

Pied de poule – O desenho, quadradinho feito de fios cruzados, lembra as marcas deixadas no chão pela pisada de galinha. Criado na França para a roupa urbana, o pied de poule era sempre de lã, em duas cores. O mesmo desenho, um pouco maior, foi batizado de pied-de-coq. Pieddepoule

Tartan – A famosa saia kilt dos escoceses empresta o nome ao tecido. Para cada família de um clã nobre da Escócia, era criado um padrão de listras verticais e horizontais, formando quadros. O modo como elas se cruzavam e as cores empregadas correspondiam a cada clã. As famílias nobres da Grã Bretanha ainda mantém seus tartans, também conhecidos como xadrez escocês.

Tartan

Toile de Jouy – Tecidos estampados sobre algodão com cenas campestres, florais ou históricas. No século XVIII, a Maison Oberkampf na cidade francesa de Jouy-em-Josas começou a produzir estas estampas e superou todas as concorrentes pela qualidade. O tecido passou a ser conhecido como “Toile de Jouy” (Tela de Jouy). Os clássicos são  tom sobre tom em azuis, vermelhos, pretos e verdes.

Toiledejouy

 

Anúncios

3 comentários em “O poder marcante dos tecidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s