O melhor do design brasileiro

É impossível discordar que o design brasileiro está com tudo.  Seja no Salão do Móvel de Milão, na Casa Cor ou em prêmios consagrados do exterior, as criações nacionais estão conquistando o mundo. Sim, nossos grandes mestres moveleiros das décadas de 50 e 60 já são reconhecidos lá fora faz tempo, mas o bacana é que agora os jovens profissionais que estão moldando a nova cara do design brasileiro também estão ganhando visibilidade e alcance.

A GP Life Decor faz parte desse movimento de valorização do que é nosso, por isso o acervo da marca está repleto de peças com assinatura e frescor contemporâneo. Conheça abaixo algumas delas e os nomes por trás de cada desenho:

Buffet Raia

Criado pelo estúdio Lattoog, composto por Leonardo Lattavo e Pedro Moog, o buffet Raia é uma peça elegante e prática, perfeita para arrematar salas de jantar ou um amplo hall de entrada. O detalhe das portas foi inspirado nas venezianas presentes em esquadrias e janelas da arquitetura colonial, porém em uma releitura atual e de traços orgânicos. Além do papel decorativo, as ripas idealizadas pela dupla também assumem a função de puxadores discretos.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-buffetraia_lattoog

Banco Rodeo

Não é difícil notar a herança gaúcha no banco Rodeo, desenvolvido por ninguém menos que Bernardo Figueiredo. Com estrutura de madeira maciça e assento de couro, ele foi baseado nos “cepos”, que são os banquinhos improvisados pelos moradores do Rio Grande do Sul para o ritual de tomar chimarrão. Seu desenho ergonômico preza pelo conforto e de quebra ainda permite que o móvel seja facilmente deslocado pela casa – mais versátil, impossível.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-bancorodeo-bernardofigueiredo

Poltrona Ipanema

A poltrona Ipanema, que também carrega a assinatura de Bernardo Figueiredo, tem a leveza do lifestyle carioca. Despojada, ela propõe um jeito relaxado de sentar e promove o descanso. Através de uma estrutura de madeira bem elaborada, com encosto e braços delicados revestidos de couro, a peça passa a impressão de que esses elementos estão flutuando. Para garantir um efeito ainda mais acolhedor, a poltrona ganhou almofadas estreitas com costura trabalhada.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-poltronaIpanema-bernardofigueiredo

Banco Canoa

Fernanda Brunoro, designer que despontou nos últimos anos, é a autora do banco Canoa, formado por ripas curvas de madeira usadas tanto no assento quanto no encosto. As linhas orgânicas do móvel foram emprestadas pela natureza, que é fonte de inspiração de Fernanda. De medidas enxutas e um visual que mistura referências modernas e rústicas, o banquinho se adapta a projetos nos mais diferentes cenários: praia, cidade ou campo.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-bancocanoa-fernandabrunoro

Estante Tropicália

Colorida, marcante e de traços sinuosos, a Tropicália dificilmente passa batido. Aliás, não foi à toa que ela recebeu o nome de um movimento cultural impossível de ser ignorado. Concebida pela dupla por trás do estúdio Fetiche Design, Carolina Armellini e Paulo Biacchi, a estante modular foi inspirada no conceito fundamental do tropicalismo: revelar as contradições da realidade brasileira. Com base nisso, o design explora o contraste entre texturas, volumes e materiais, buscando sempre o equilíbrio.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-estanteTropicalia-FeticheDesign

Banco Colméia

Sem medo de ousar, Leonardo Lattavo e Pedro Moog estudaram uma nova maneira de manipular a madeira para dar vida ao banco Colméia, de MDF. Após inúmeras experiências, eles descobriram um método de “tramar” o material que une resistência e delicadeza ao mesmo tempo. Como resultado o móvel alcança a dupla curvatura sem precisar ser fabricado de maneira manual, porém com uma estética que lembra a beleza do trabalho artesanal.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-bancocolmeia-Lattoog

Armário Caruaru

Essencialmente simples, porém com um toque irreverente característico das criações de Marcelo Rosenbaum, o armário Caruaru pertence a uma coleção com inegável DNA brasileiro. Foi na Feira de Caruaru, uma das maiores feiras livres do mundo, que o designer se encantou pelo improviso e pelas adaptações dos expositores: a partir do que observou em uma viagem à Pernambuco, Marcelo desenvolveu uma série de peças funcionais e com detalhes divertidos, como o simpático puxador redondo ou os pés descombinados.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-armariocaruaru-marcelorosenbaum

Fruteira Pescador

Itens do cotidiano, como recipientes ou utensílios de cozinha, também merecem ser encarados como objetos de design – principalmente se eles forem tão elaborados quanto a fruteira Pescador, mais uma ideia saída das pranchetas do estúdio Lattoog. Passado e futuro se unem na mesma peça, já que a inspiração veio das tradicionais redes de pesca, porém o processo de fabricação é extremamente moderno. Intrigante, a fruteira desbanca os modelos básicos encontrados por aí e se transforma em um ponto de destaque sobre a mesa de jantar.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-fruteirapescador-lattoog

Mancebo Zweig

Os produtos idealizados por Rejane Carvalho Leite costumam ter acabamento impecável e, além da função, também priorizam a poesia das formas. Batizado de Zweig, esse mancebo de madeira maciça não é diferente. Seu nome, vindo do termo alemão que em português significa “ramo”, reflete a clara associação do desenho aos galhos de uma frondosa árvore. Lúdico sem perder a elegância, ele é uma escolha certeira para deixar qualquer espaço mais interessante.

decoracao-gplifedecor-designbrasileiro-manceboZweig-RejaneCarvalhoLeite

Encontre todas essas pérolas do design – e muitas mais! – no showroom e no site da GP Life Decor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s