Trick-or-treat ?

O Dia das Bruxas ou Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países anglo saxônicos, tendo como origem as celebrações dos antigos povos celtas.

Uma das lendas que conta a origem da vela dentro da abóbora, tem início com o irlandês Stingy Jack que após uma noite de bebedeira, teria encontrado o Diabo no caminho de volta a casa e o convencido a escalar uma árvore. Rapidamente, o astuto Jack teria feito o sinal da cruz no galho e capturado o Diabo.

Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, após uma vida de bebidas e mentiras, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora com feições humanas, iluminada por velas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

Halloween

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s