“Obsessão Infinita” – Yayoi Kusama

Acabamos de introduzir na nossa coleção de livros decorativos, o título “Obsessão Infinita” sobre a exposição homônima e as obras da consagrada artista japonesa Yayoi Kusama.

InfinitaObsessão-YayoiKusama

Essa artista, cuja exposição ficou em cartaz nos meses de maio a julho no Instituto Tomie Oktake, tem 84 anos e é obcecada por bolinhas. Vive, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, de onde cria e produz as suas obras. Sua obsessão, que começou como uma doença antes de se transformar em arte apenas com 10 anos de idade, rendeu-lhe várias exposições, colaborações e premiações internacionais ao longo de sua carreira.

Reunindo obras realizadas entre 1950 e 2013, Philip Larratt-Smith, curador independente, e Frances Morris, curadora da retrospectiva de Kusama na Tate Modern, traçaram um panorama que apresenta de pinturas a performances, trabalhos sobre papel a esculturas, vídeos e instalações.

O conjunto apresentado evidencia a frequência formal dos pontos em seu trabalho, marca visual fundamental cuja presença é constante na múltiplas linguagens e suportes empregados pela artista. A trama de pontos coloridos aparece no espaço, em estampas das roupas utilizadas em performances, pintada sobre telas ou até mesmo diretamente sobre o corpo. A padronização e a reprodução desse motivo conferem um caráter pop e lúdico aos trabalhos, tendo tornado-se um padrão identitário de Yayoi Kusama.

YayoiKusamapaint

Se você não conseguiu visitar a bem sucedida exposição, com várias horas de espera, vale a pena comprar o livro para conhecer melhor o seu trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s